top of page

Dia Internacional do Livro Infantil

Atualizado: 24 de abr. de 2021


Você sabia que hoje, dia 2 de abril (além de ser sexta-feira santa), é o Dia Internacional do Livro Infantil?


História e celebrações pelo mundo

Segundo o International Board on Books for Young People (iBbY), o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado desde 1967, no mesmo dia do aniversário de Hans Christian Andersen para celebrar o amor pela leitura e ressaltar a importância dos livros infantis. O primeiro evento foi organizado por Jella Lepman, fundadora do iBbY.


Todos os anos são realizados eventos em escolas, bibliotecas e centro comunitários para que as famílias possam celebrar este dia.


Além disso, o iBbY escolhe uma das filiais pelo mundo para que sedie este evento e por sua vez a filial escolhe um tema e convida um autor e ilustrador para transmitir uma mensagem às crianças de todo o mundo. Este ano os Estados Unidos estão o evento deste ano e a mensagem escolhida é "The Music of the Words" ("Música das Palavras"em português).


No site do iBbY você encontra o pôster e o texto para fazer download . Além disso, cada seção nacional do iBbY vai realizar um evento para celebrar este dia. No Brasil, as comemorações ocorrem no dia 18 de abril (farei um post sobre também!).


E quem foi Hans Christian Andersen?

Hans Christian Andersen (1805-1875) foi um renomado escritor dinamarquês do século XIX, considerado um mestre dos contos de fadas. Ele também escreveu peças, autobiografias e poemas, mas foram suas fábulas que ganharam o mundo, sendo traduzidas em várias línguas.


Dentre os seus contos mais conhecidos estão "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia" e "O Soldadinho de Chumbo" (já leu algum deles?)


Andersen é considerado muito importante para a literatura infantil, pois foi um dos primeiros romancistas da época a escreverem para crianças, além de inovar em estilo e conteúdo. Ele escrevia histórias que eram pessimistas e terminavam infelizes, uma vez que não tinha medo de mostrar conceitos e emoções além da compreensão de uma criança, mantendo um diálogo com o olhar da mesma.

Eu acredito que a leitura desde cedo é fundamental para o desenvolvimento de uma criança em muitos sentidos, influenciando tanto na parte intelectual quanto emocional da criança.


Não me lembro de muitos livros que li quando era mais nova, mas tenho ótimas recordações de ir toda semana à biblioteca da escola com a minha amiga e nos reunirmos depois para brincar e fazer o resumo do livro (sempre que você pegava emprestado um livro, vinha uma folha junto para que fizesse um resumo). No final do mês quem lia mais, ganhava um prêmio que era um apontador de metal vintage (foto abaixo).


Apontador de metal vintage

Nota: procurando fotos de apontadores nesse estilo me bateu um arrependimento tão grande de ter doado todos eles



Bom, é isso! Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esse dia! Eu vou comemorar relendo "O Pequeno Príncipe" e vocês?


Foto: Rosa em crochê - Melina Akamatsu

Beijos,

Me


 

Referências:


BRITANNICA, THE EDITORS OF ENCYCLOPAEDIA. Encyclopedia Britannica, 2021. Hans Christian Andersen Danish author. Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Hans-Christian-Andersen-Danish-author> .Acesso em: 1 de abril de 2021.


INTERNATIONAL BOARD ON BOOKS FOR YOUNG PEOPLE. ibBY, 2021. International Children's Book Day. Disponível em: <https://www.ibby.org/awards-activities/activities/international-childrens-book-day>. Acesso em: 1 de abril de 2021.


WATERFORD. Waterford.org, 2021. 5 ideas for how to celebrate International Children's Book Day on April 2. Disponível em: <https://www.waterford.org/resources/5-ideas-celebrate-international-childrens-book-day-april-2nd/>. Acesso em 1 de abril de 2021.


39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page