top of page

Ikigai - razão de levantar todas as manhãs

Atualizado: 2 de ago. de 2021



Para quem está se sentindo vazio ou não vê uma razão para o que faz, recomendo ler o livro Ikigai - Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz. Ele foi indicado pelo meu terapeuta para que minha mãe lesse, mas acabei lendo também e adorei! Marquei várias coisas e vou reler e consultar novamente com certeza.


Ikigai vem do japonês (junção dos termos "vida" e "valer a pena") e, de acordo com os nativos de Okinawa, é a razão pela qual levantamos pela manhã. Se você é uma pessoa visual, o Diagrama de Marc Winn representa bem o que seria o Ikigai.



Diagrama de Marc Winn

Durante o livro, são abordados estudos científicos, depoimentos de pessoas longevas e dicas práticas para reduzir o estresse e a ansiedade.


Aliás, foi por conta desse livro que peguei novamente o livro Atenção Plena - Mindfullness, o qual comprei em 2015 e não havia conseguido ler e praticar as meditações guiadas sugeridas. Ainda não consegui lê-lo totalmente (rs), mas procuro praticar as meditações todos os dias sempre que sinto que preciso dar uma pausa. As meditações são curtinhas e se encontram nesse link.


Voltando para o Ikigai, quais seriam os segredos para uma vida longe e feliz? Bom, resumidamente a dieta (abundância em vegetais e ingestão moderada de vinho), exercícios (leves, como a jardinagem), boas ligações sociais (viver em comunidade) e ter um propósito (ikigai) são os principais pontos aos quais devemos dar atenção.


Uma coisa importante a se lembrar, é que ninguém é capaz de definir o ikigai do outro, somente o próprio.


O livro usa desde estudos científicos até relatos para ilustrar bem o que seria ter um ikigai e porque ele é tão importante nas nossas vidas.


Não sei muito bem o que mais escrever sobre esse livro maravilhoso, mas recomendo de verdade que leia, viu! (Não que ele vá resolver o vazio que a gente sente, mas certamente dá bons direcionamentos!)


Encerro esse post com uma frase retirada do livro e que se conecta muito com o que tenho escutado e aprendido nas terapias.


A felicidade sempre é decidida pelo seu coração.

Sempre que sentir um quentinho no peito é porque você tomou a decisão certa =). Caso sinta um frio ou uma sensação ruim, é porque tem algo de errado aí.


Até o próximo post, beijos!


Melina


348 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page