top of page

Por que os amigurumis não têm boca?

Já parou pra pensar porque não só os amigurumis, mas muitas bonecas artesanais geralmente não possuem boca?


Pode ser um gosto pessoal, mas também há uma história por trás disso. Após uma rápida pesquisa, é possível encontrar duas explicações: uma relacionada à Hello Kitty e outra às bonecas de pano.



Em entrevista à revista Time, Yuko Yamaguchi, a criadora da Hello Kitty, explicou:


Kitty parece feliz quando as pessoas estão felizes. Ela parece triste quando elas estão tristes (…)

Assim, por não ter uma boca, a Hello Kitty se torna uma personagem sem expressão, permitindo com que as pessoas projetem seus próprios sentimentos sobre ela.

No caso das bonecas de pano, muitas fontes dizem que elas não têm boca por se expressarem com os olhos e falarem com o coração ♥.


E quais os benefícios para as crianças?


A ausência da boca e outros detalhes nas bonecas é considerada importante para a criança, pois permite o desenvolvimento de sua imaginação criativa.


Para a Pedagogia Waldorf, a boneca representa muito mais do que um brinquedo, ela é considerada uma ferramenta importante para facilitar o diálogo da criança consigo mesma. Daí a importância da simplicidade.


Segundo Nina Veiga, doutora em Educação e educadora Waldorf, é uma forma expressão da criança. Assim,


Se a boneca for muito elaborada, muito sofisticada, ou muito ‘dura’, há pouco que uma criança possa criar.

Não só por gosto, mas a simplicidade das bonecas traz um significado mais sentimental e também uma função pedagógica.


A percepção que temos sobre


Quando estou tecendo os amigurumis, dependendo do detalhe eu prefiro adicionar (por exemplo, se vai deixar mais parecido com a pessoa/personagem em questão), mas no geral prefiro deixar o mais simples possível, pois a delicadeza e o carinho que sinto são maiores =).


Nesse post no Instagram, pedi às pessoas que respondessem se preferiam a boneca com ou sem nariz e achei interessante que muitas expressaram sensações diferentes sobre o nariz. A grande maioria achou mais gracioso, outras acharam que a expressão ficou mais séria ou mais velha. Muitos acham que sem o nariz falta algo (já ouvi também que essa ausência pode assustar a criança...).


Os meninos da Valitutti Art (que fazem bolsas lindas em crochê, vale a pena conhecer), comentaram no post o que achei muito pertinente compartilhar aqui:


Acho que o nosso cérebro define o rosto subjetivamente conforme a nossa preferência e o momento (estado de espírito), a personagem pode estar triste ou feliz, tendo a posição do olho definida todo o resto fica por conta de cada um...

Jane Austen Amigurumi feita por mim. Design: Rose Nogueira | Crochelândia

Muito interessante, né? E você, concorda com a simplicidade ou prefere os detalhes?


Obrigada por ler até aqui!


Beijos,

Melina

 

REFERÊNCIAS:


ESCOLA WALDORF MICAEL DE SOROCABA. A importância da boneca na vida infantil. Escola Waldorf Micael de Sorocaba, 10 ago. 2016. Disponível em: https://www.facebook.com/waldorfsorocaba/posts/1650669701667405/ Acesso em: 10 set. 2020.


FERNANDES, Thamyris. Por que a personagem Hello Kitty não tem boca? Segredos do Mundo, nd. Curiosidades. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/por-que-a-personagem-hello-kitty-nao-tem-boca/ Acesso em: 10 set. 2020.


PENINA, Mayara. Nina Veiga fala sobre a potência das bonecas Waldorf na infância. Lunetas, 22 jun. 2015. Conversa. Disponível em: https://lunetas.com.br/a-importancia-das-bonecas-na-formacao-das-criancas/. Acesso em: 02 ago. 2021.


2.278 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page