top of page

sobre mim

Melina, Me ou Mel é taurina, introvertida (infp), emotiva, paciente e não é muito do social (apesar de ter sido baladeira quando os tempos permitiam rs)

Uma pessoa que adora hamburguer, comida mineira e asiática. Adora chá, café e cerveja artesanal. Gosta muito de experimentar pratos e bebidas diferentes!

Possui como hobby ler livros que prendem a atenção e tem um final surpreendente! Adora pesquisar (conhecimento é super importante e nos permite ser muito mais compreensivos e julgar menos as pessoas). Curte ouvir podcasts também!
 

DSC_0194_Original.jpg

Eu!

Uma das coisas que  a deixa muito feliz é poder ajudar os  outros! Ver memes, vídeos de bichinhos e situações engraçadas, também a deixam mais alegre! Contudo, fica super triste com injustiça, racismo, violência (principalmente com mulheres), pessoas e animais nas ruas (o coração dói muito!).

Sempre gostou de fazer coisas manuais (já fez ponto cruz e origami por passatempo), mas nenhum deu tão certo quanto o crochê. Tentou aprender com a mãe quando era mais nova, mas não deu muito certo na época (será que foi por ser canhota?).

É formada em Engenharia de Alimentos com pós em Microbiologia dos Alimentos! E sim, largou tudo pra viver de artesanato, mas entende que não jogou toda a formação fora como muitos dizem. Aprendeu muito com a formação e com o emprego que tinha e está aplicando muita coisa dessa fase tanto na vida pessoal quanto na profissional (mas nunca achou que fosse empreender um dia rs).

Como surgiu a chouchou crochet

Tudo começou em agosto de 2018, quando estava de férias em casa sem fazer nada... Não sei qual foi o motivo, mas lembrei de um amigurumi que minha prima havia me mostrado do Pikachu e pesquisei no Youtube algo relacionado... Aí achei a Bia Moraes (Two Bee) e super adorei a didática e o jeitinho de como ela ensinava!

Foi então que o vício em amigurumis começou, fiz a primeira bolinha (que de bolinha não tinha nada, olha a foto aí do lado), depois o gatinho o qual considero meu 1º ami e assim foi... Hoje são mais de 200 amigurumis finalizados, muitos testes, alguns inacabados e outros por terminar.

5.png

Minha primeira peça em amigurumi! Uma "bolinha" (rs)

6.png

Na época que comecei a crochetar, trabalhava em uma empresa na área de Qualidade. Gostava do trabalho, das pessoas com quem trabalhava, mas sempre sentia que faltava algo à minha vida profissional, só não sabia o que era (hoje, tenho quase certeza de que era o tal propósito).

Além do vazio que sentia na vida profissional, também estava com problemas na vida pessoal (incluindo ansiedade e até talvez um início de depressão). Foi então que, depois de muitas brigas internas, decidi pedir demissão em julho de 2019.

Meu primeiro amigurumi!

Mas essa decisão não foi tomada sozinha, pois acredito que a terapia alternativa que estava e ainda estou fazendo me ajudou muito (obrigada à minha querida amiga Ju Gobbi por me indicar essa terapia). Além disso, tive o apoio do meu namorado!

Criei um perfil no Instagram com o nome de Amibyme depois de alguns brainstormings mal sucedidos (risos) e foi no Instagram que conheci várias designers e makers de amigurumis. Aí percebi que meu nome não tava muito bom e comecei outro brainstorming e mais pesquisa (que demorou horrores!!). Realizei a pesquisa com alguns amigos e então decidi que seria chouchou crochet mesmo!

Hoje me sinto muito mais feliz com o que trabalho e no momento ainda estou estudando e aprendendo muito a empreender no mundo dos amigurumis!

Feed Instagram Modelo Fotos (1).png

Meu primeiro logotipo

Por que chouchou?

Chouchou (lê-se 'chuchu') é uma expressão francesa que pode ser usada tanto para fazer referência à pessoa amada, quanto para fazer referência a alguém especial (favorito, queridinho).

Segundo algumas fontes, 'chuchu' ou 'chuchuzinho', expressões usadas aqui no Brasil, sugerem que a expressão derivou do francês, mesmo que se refira a um vegetal não muito querido por muitos... (risos)

A partir desse conceito, a chouchou crochet nasceu com o propósito de entregar amor e ternura às pessoas queridas por meio de amigurumis e artigos em crochê feitos com muito carinho e cuidado em cada detalhe.

Logo grande (1).png

Logotipo atual

Em março de 2021, depois de muito estudar e entender melhor o que eu, Melina, quero entregar ao mundo, a chouchou decidiu focar a marca para quem ama livros e momentos de quentinho no coração ♥️.

bottom of page